A associação dos Ex-Bolsistas Brasil-Japão do Paraná foi fundada em 17 de outubro de 1981. A ideia nasceu de uma sugestão feita por Kikuo Wada, o então Cônsul Geral do Japão em Curitiba, que pretendia ver todos os paranaenses beneficiados com treinamento e especialização no Japão reunidos sob uma mesma associação.

O primeiro estatuto foi registrado nos dia 31 de dezembro de 1981 sob número 3.593, no livro A, número A-2 do Registro Civil das Pessoas Jurídicas. Em 1984, com a alteração do Estatuto, a Associação passou a ser designada pelo atual nome; Associação Paranaense de Ex-Bolsistas Brasil-Japão (APAEX).

Quando da fundação, a APAEX contava com 60 associados. Atualmente mais de 700 paranaenses já realizaram treinamentos ou estudos através de bolsas no Japão.


A APAEX coopera com a JICA - Agência de Cooperação Internacional do Japão - no sentido de:

a) criar o espírito de congraçamento de seu quadro social;

b) promover em todos os sentidos a difusão da cultura, das artes e das ciências, mediante debates, palestras, cursos, exposições, e outros meios;

c) cooperar, com outras entidades congêneres e com órgãos oficiais, para o incremento cultural, técnico e científico, entre o Brasil e o Japão.

A JICA oferece anualmente para o Brasil bolsas distribuídas pelas áreas de administração pública, agricultura, bem-estar, comércio, comunicações, energia, floresta, indústria, planejamento de infraestrutura, informática, meio-ambiente, mineração, pesca, saneamento, saúde, transporte e veterinária.

A divulgação das bolsas é feita através dos GIs (Informações Gerais), onde constam todas as informações necessárias para o encaminhamento da bolsa pretendida bem como orienta o futuro bolsista quanto a procedimentos básicos para entender a cultura japonesa. A JICA elabora programas de treinamento de acordo com as necessidades do Brasil, para atendimento macro ou microrregional, com cursos dirigidos a grupos ou individualmente.

A entidade também mantém outras modalidades de assistência ao Brasil como: doação de equipamentos, envio de peritos japoneses ao Brasil e vice-versa, cooperação técnica tipo projeto e cooperação de pesquisa. Devido ao seu caráter governamental, toda e qualquer atividade de cooperação técnica da JICA no Brasil é resultado de solicitação oficial do Governo Brasileiro através do canal diplomático.